segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Fiscais ambientais apreendem armas em Guabiruba, próximo ao Parque Nacional da Serra do Itajaí

Apreensão foi neste domingo, na localidade Lageado Alto

Fiscais ambientais apreendem armas em Guabiruba, próximo ao Parque Nacional da Serra do Itajaí  ICMBIO/Divulgação
Apreensão foi em área considerada zona de amortecimentoFoto: ICMBIO / Divulgação


Uma fiscalização ambiental resultou na apreensão de armas que eram mantidas em uma casa na localidade Lageado Alto, em Guabiruba, próximo ao Parque Nacional Serra do Itajaí. A ação ocorreu domingo.


Foram apreendidas sete espingardas, um rifle, uma carabina, três revólveres, uma garrucha e 3.555 cartuchos (intactos e deflagrados) de 13 calibres diferentes, incluindo alguns de uso restrito. Além disso, foram apreendidas

centenas de espoletas e buchas, sete quilos de chumbo e quase dois quilos de pólvora.

Além do armamento, foram apreendidas aves silvestres, 88 vidros de palmito juçara, 15 gaiolas, duas arapucas, um apito para caça de aves e três cintos de couro tipo cartucheira.

Um advogado de 63 anos foi preso em flagrante e conduzido à Delegacia de Polícia Federal em Itajaí. Ele ainda foi multado em mais de R$ 23 mil.

A propriedade rural onde ocorreu o flagrante está situada a menos de 500 metros do parque, numa área denominada pela legislação como zona de amortecimento da Unidade de Conservação Federal, que tem quase 60 mil hectares de Mata Atlântica.

A operação envolveu Analistas Ambientais do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e policiais do 10º Batalhão da Polícia Militar de Blumenau. O Instituto Chico Mendes é uma autarquia federal vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, que tem como missão proteger a biodiversidade brasileira.

fonte: Jornal de Santa Catarina

Nenhum comentário:

As 7+ da semana