Introdução
Na antiga série "Jornada nas Estrelas", o Capitão Kirk e sua tripulação nunca saíram da nave sem levar seus confiáveis "phasers". Uma das coisas mais interessantes sobre essas armas era o modo de "atordoar". A menos que as coisas estivessem fora de controle (como elas geralmente estavam), a tripulação da Enterprise sempre atordoava seus adversários, deixando-os temporariamente inconscientes em vez de matá-los.
Ainda estamos longe dessas armas futurísticas, mas milhões de policiais, soldados e cidadãos comuns portam na vida real armas de choque para proteção contra ataques pessoais. Como os phasers fictícios de "Jornada nas Estrelas", esses dispositivos são projetados para incapacitar temporariamente uma pessoa sem causar nenhum dano de longa duração.
Neste artigo, descobriremos como as armas de choque (stun guns) e asarmas Taser (taser guns) conseguem esta notável façanha. Apesar dessas armas não serem infalíveis, elas podem salvar vidas em determinadas situações.
O sistema elétrico do corpo
Tendemos a pensar em eletricidade como uma força nociva para nossos corpos. Se um raio o atingir ou se você colocar seu dedo em uma tomada elétrica, a corrente pode mutilar ou mesmo matá-lo. Porém, em doses menores, a eletricidade é inofensiva. Na realidade, ela é um dos elementos essenciais em seu corpo. A eletricidade é necessária para fazermos praticamente tudo.
Quando se quer fazer um sanduíche, por exemplo, seu cérebro envia eletricidade a uma célula nervosa, em direção aos músculos do seu braço. Osinal elétrico informa à célula nervosa para liberar um neurotransmissor(uma comunicação química) para as células musculares. Isso informa aos músculos para contraírem ou expandirem do jeito certo para montar o sanduíche. Quando você apanha o sanduíche, as células nervosas sensitivas em sua mão enviam uma mensagem elétrica para o cérebro, informando-o qual a sensação. Quando você o morde, sua boca envia sinais ao cérebro dando informações sobre os sabores.
Desse modo, as diferentes partes do seu corpo usam eletricidade para se comunicarem entre si. Isso é realmente muito parecido com um sistema telefônico ou com a internet. Padrões específicos de eletricidade são transmitidos por meio de linhas para fornecer mensagens reconhecíveis.
Interrompendo o sistema
A idéia básica da arma de choque é interromper este sistema de comunicação. Armas de choque produzem uma carga elétrica de alta-tensão e baixa corrente. Em termos simples, isso significa que a carga tem muita pressão por trás, mas não tantaintensidade. Quando você pressiona a arma de choque contra um agressor e segura o gatilho, a carga passa para o interior do corpo dele. Desde que se tenha tensão suficiente, a carga passará através de roupas pesadas e da pele. Porém, em torno de 3 mili-ampères, a carga não é intensa o bastante para causar danos ao corpo do agressor, a menos que seja aplicada por longos períodos de tempo.
No entanto, envia muitas informações confusas para o sistema nervoso do agressor. Isso faz com que algumas coisas aconteçam:
- a carga se combina a sinais elétricos do cérebro do agressor. Isso é como inserir uma corrente espúria em uma linha telefônica: o sinal original é misturado com o ruído aleatório, tornando muito difícil decifrar qualquer mensagem. Quando essas linhas de comunicação falham, o agressor tem muita dificuldade para informar a seus músculos para se moverem, e pode ficar confuso e desequilibrado. Ele é parcialmente paralisado, temporariamente;
- a corrente pode ser gerada com uma freqüência de pulso que imita o sinal elétrico do próprio corpo. Nesse caso, a corrente informará aos músculos do agressor para fazer bastante esforço em um curto período de tempo. Entretanto, o sinal não direciona o esforço a nenhum movimento específico. O esforço não resulta em nada, mas esgota as reservas de energia do agressor, deixando-o muito fraco para se mover (idealmente).
De modo mais básico, isso é tudo para incapacitar uma pessoa com uma arma de choque: é aplicada eletricidade aos músculos e nervos. Uma vez que há músculos e nervos em todo o corpo, não importa onde exatamente você atinge um agressor.
Na seção a seguir, examinaremos os principais tipos de armas de choque e veremos como elas descarregam suas cargas no corpo de uma pessoa.
Arma de choque padrão
As armas de choque convencionais têm um desenho bastante simples. Elas são aproximadamente do tamanho de uma lanterna e funcionam com baterias comuns de 9 volts.
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As baterias fornecem eletricidade a um circuito constituído de diversos componentes elétricos. O circuito inclui múltiplos transformadores, componentes que aumentam a tensão no circuito, geralmente entre 20 mil e 150 mil volts, e reduzem a corrente. Isso inclui também um oscilador, um componente que flutua a corrente para produzir um padrão de pulso de eletricidade específico. Essa corrente carrega um capacitor. O capacitor cria uma carga e a libera nos eletrodos, o "terminal de trabalho" do circuito.
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Os eletrodos são simplesmente duas placas condutoras metálicas posicionadas no circuito com um espaço entre elas. Devido aos eletrodos estarem posicionados ao longo do circuito, eles possuem uma alta diferença de tensão entre eles. Se você preencher esse espaço com um condutor (ou seja, o corpo do agressor), os pulsos elétricos tentarão se mover de um eletrodo para outro, descarregando eletricidade no sistema nervoso do agressor.
Esses dois dispositivos diferem principalmente em termos detensão. A tensão em uma arma de choque é alta o suficiente para descarregar eletricidade no corpo inteiro. A tensão mais baixa em um cattle prod somente causa choque no ponto de contato.
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Mais eletrodos
Atualmente, a maioria dos modelos de arma de choque possui dois pares de eletrodos: um interno e outro externo. O par externo, os eletrodos de carga, é espaçado a uma boa distância, assim a corrente fluirá somente se houver a inserção de um condutor externo. Se a corrente não puder fluir através desses eletrodos, ela flui para o par interno, os eletrodos de prova. Esses eletrodos são próximos o suficiente para que a corrente elétrica possa saltar entre eles. A corrente que se move ioniza as partículas de ar naquele intervalo, produzindo uma faísca visível e um ruído crepitado. A intenção dessa disposição é principalmente servir como desestímulo: um agressor vê e ouve a eletricidade e sabe que você está armado. Algumas armas de choque confiam no elemento surpresa em lugar do aviso. Esses modelos são disfarçados como guarda-chuvas, lanternas ou outros objetos de uso comum, assim você pode surpreender um agressor desprevenido.
Esses tipos de armas de choque são populares com cidadãos comuns pois são pequenas, fáceis de usar e legais na maioria das áreas. A polícia e as forças militares, por outro lado, geralmente utilizam desenhos mais complexos de armas de choque, com alcances mais longos. Nas próximas seções, veremos algumas dessas sofisticadas armas de choque.
Tasers voadores
Uma popular variação do desenho da arma de choque convencional é aarma Taser. Armas Taser funcionam do mesmo modo básico que as armas de choque comuns, exceto que os dois eletrodos de carga não estão permanentemente unidos à estrutura. Em vez disso, estão posicionados nas extremidades dos longos fios condutores conectados ao circuito elétrico da arma. Pressionar o gatilho abre um cartucho de ar comprimido dentro da arma. A expansão do gás cria pressão atrás dos eletrodos, lançando-os através do ar, arrastando os fios conectados (esse é o mesmo mecanismo básico de disparo de uma arma de ar comprimido ou "chumbinho").
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Os eletrodos possuem pequenos ganchos de modo que irão agarrar na roupa de um agressor. Quando os eletrodos se prendem, a corrente transita dos fios para o agressor, aturdindo-o da mesma maneira que uma arma de choque convencional.
A principal vantagem desse desenho é poder atingir os agressores a umadistância grande (4 a 6 metros). A desvantagem é que você só faz um disparo - é preciso enrolar e reposicionar os fios dos eletrodos, assim como carregar um novo cartucho de gás, a cada disparo. A maioria dos modelos de Taser também possui eletrodos comuns de arma de choque, no caso dos eletrodos do Taser errarem o alvo.
Algumas armas Taser têm embutido um sistema de identificação de atirador. Quando a polícia dispara os eletrodos do Taser, a arma libera dúzias de etiquetas de identificação do tamanho de confetes. Essas etiquetas informam aos investigadores qual arma foi disparada e sua localização. Algumas armas Taser também possuem um sistema de computador que grava o tempo de cada disparo.
As Tasers são o único caminho de conduzir corrente a grandes distâncias. Na próxima seção, veremos uma arma de choque de longa distância relativamente nova, que não utiliza nenhum fio.
A anistia internacional (site em inglês) relata que inúmeros governos usam de forma rotineira armas de choque para extrair confissões de prisioneiros políticos. Esses oficiais sabem que a tortura elétrica deixa menos evidência que muitos outros métodos. O choque de uma arma dessas é extremamente doloroso, entretanto não deixa nenhum ferimento óbvio. Assim, enquanto armas de choque podem ser armas relativamente seguras quando utilizadas corretamente, podem ser muito perigosas em mãos erradas.
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Carga líquida
Uma das mais recentes armas de choque é a arma de choque a líquido. Ela funciona do mesmo modo que as armas Taser, exceto pelo fato de usar um jato líquido para conduzir eletricidade em vez de fios estendidos.![]() |
A arma é presa a um tanque de líquido de alta condutividade, geralmente uma mistura de água, sal e vários outros elementos de condução. Quando se aperta o gatilho, a corrente elétrica transita da arma, através do jato líquido, até o agressor.
Cintos de choque são basicamente armas de choque já conectadas aos criminosos em potencial. Oficiais encarregados da disciplina carregam um controle remoto que opera a arma de choque. Se um prisioneiro se tornar incontrolável, os oficiais ativam o cinto que aplica uma carga de alta tensão aos rins do prisioneiro. Enquanto o prisioneiro se encontra atordoado, os oficiais podem arrastá-lo de volta à sua cela.
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Atualmente, o armamento de choque é um campo de invenção com crescimento mais rápido. A aplicação da lei e as forças militares necessitam de armas não-letais para subjugar multidões furiosas sem o tormento de vítimas civis. Muitos cidadãos que estão preocupados com sua segurança mas não se sentem confortáveis com armas de fogo estão buscando "armas seguras". Da forma como a tecnologia avança, a possibilidade de phasers do tipo "Jornada nas Estrelas" não parece tão absurda. Oteletransportador, entretanto, é outra história...
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